O Instituto CERTI Sapientia, CNPJ 05.419.051/0001-76, fundado em 2002 e sediado em Brasília-DF, é uma ICT – Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação, constituída como pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, sob a forma de OSCIP e credenciada pelo CATI – Comitê da Área de Tecnologia da Informação do MCTIC desde 2005. Tem por objetivos sociais a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico em tecnologia da informação, tecnologia da experiência, meio ambiente e sociedade do conhecimento.
A matriz do Instituto está localizada em Brasília/DF e conta com filiais em Cidade Ocidental/GO e Florianópolis/SC. A integração e sinergias com as instituições do Sistema CERTI, além da marca “CERTI” que passou a fazer parte da denominação do Instituto em 2019, proporcionam ao Sapientia o intercâmbio de conhecimentos técnicos e acesso a laboratórios de metrologia e instrumentação, de prototipação mecatrônica e de ensaios, integração e pré-certificação para projetos que demandam integração de software e hardware.
A equipe de colaboradores, composta por especialistas com vínculo empregatício, é o nosso principal capital. O Sapientia conta com corpo técnico próprio com aptidão para atividades de pesquisa e desenvolvimento, que trabalham seguindo os valores de confiabilidade, transparência e foco no resultado. Ainda, por meio de vagas de estágio para graduandos, o Instituto contribuiu para facultar a aplicação dos conhecimentos acadêmicos e promover a formação de profissionais de alto nível. São externalidades que contribuem para o desenvolvimento regional, para a qualidade de vida e que desdobram novas oportunidades para trabalhadores do conhecimento nas regiões em que o Instituto está estabelecido.
Buscando a excelência, o Instituto vem executando projetos de inovação para instituições do setor público, da ciência e tecnologia e para a competitividade de empresas nacionais e multinacionais.
A Assembléia Geral de Associados é o órgão social superior a quem cabe deliberar sobre os assuntos de interesse do Instituto em prol dos seus objetivos sociais. A Diretoria, eleita pelos Associados, tem a missão executiva de desenvolver as estratégias estabelecidas e concretizar planos e ações de melhorias em favor do êxito nos propósitos da instituição. O Conselho Fiscal apoia com a fiscalização dos atos dos administradores, examinando os documentos do Instituto e subsidiando a Assembleia Geral com pareceres sobre balanços, relatórios de desempenho financeiro e contábil e sobre as operações patrimoniais realizadas.
O Instituto submete seus registros contábeis à auditoria externa independente, tem aprovada sua política própria de Compliance e conta ainda com apoio de um PMO – escritório de projetos, que trabalha em conjunto com áreas de controladoria e finanças e com políticas institucionalizadas de compras, sempre visando garantir o controle do cronograma físico-financeiro da execução dos projetos sob gestão.