+ 55 (61) 3326-0111

sapientia@sapientia.org.br

Newsletter

Cadastre-se agora para receber todo o nosso conteúdo!

Quem Somos

O INSTITUTO

O Instituto CERTI Sapientia, CNPJ 05.419.051/0001-76, fundado em 2002 e sediado em Brasília-DF, é uma ICT – Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação, constituída como pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, sob a forma de OSCIP e credenciado pelo CATI – Comitê̂ da Área de Tecnologia da Informação do MCTI desde 2005. Tem por objetivos sociais: a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico e científico em tecnologia da informação, tecnologia da experiência e do conhecimento, promovendo a integração e cooperação em projetos de grande relevância socioambiental e econômica para a sociedade brasileira com a geração de soluções inovadoras que visem o desenvolvimento empreendedor das regiões. 

O Instituto conta com o apoio e a parceria de outros Centros de Referência, tanto em Florianópolis/SC quanto em Manaus/AM, e a integração e sinergia entre as instituições do Sistema CERTI, proporcionam ao Sapientia um intercâmbio de conhecimentos técnicos, de trocas de experiências e o acesso a laboratórios de metrologia e instrumentação, de prototipação, mecatrônica, de ensaios, ao Laboratório Fábrica denominado LABFABER e que demandam a integração de software e hardware aos projetos.

O Sapientia conta com corpo técnico próprio com aptidão para atividades de pesquisa e desenvolvimento, que trabalha seguindo os valores de confiabilidade e transparência, com foco nos resultados. Por meio de vagas de estágio a graduandos, o Instituto oportuniza a aplicação dos conhecimentos acadêmicos levando à formação de profissionais de alto nível. São externalidades que contribuem para o desenvolvimento regional, para a qualidade de vida e que desdobram novas oportunidades nas regiões em que o Instituto está estabelecido.

Buscando a excelência, o Instituto vem executando projetos de inovação para instituições do setor público, da ciência e tecnologia e para a competitividade de empresas nacionais e multinacionais.

Governança Corporativa

A Assembléia Geral de Associados é o órgão social superior a quem cabe deliberar sobre os assuntos de interesse do Instituto em prol dos seus objetivos sociais. A Diretoria, eleita pelos Associados, tem a missão executiva de desenvolver as estratégias estabelecidas e concretizar planos e ações de melhorias em favor do êxito nos propósitos da instituição. O Conselho Fiscal apoia com a fiscalização dos atos dos administradores, examinando os documentos do Instituto e subsidiando a Assembleia Geral com pareceres sobre balanços, relatórios de desempenho financeiro e contábil e sobre as operações patrimoniais realizadas.

O Instituto submete seus registros contábeis à auditoria externa independente, tem aprovada sua política própria de Compliance e conta ainda com apoio de um PMO – escritório de projetos, que trabalha em conjunto com áreas de controladoria e finanças e com políticas institucionalizadas de compras, sempre visando garantir o controle do cronograma físico-financeiro da execução dos projetos sob gestão.